segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Entrevista com Patrícia Albertine




Patrícia Albertine professora da Bio Ritmo que trabalha com a terceira idade, tira algumas dúvidas nossas.

Quando a terceira idade chega?
A 3ª idade se inicia aos 60 anos.

Qual a importância de se manter ativo na terceira idade?
Manter-se ativo é importante em qualquer idade, principalmente na terceira idade, quando se adentra em numa nova fase de vida: o idoso já está aposentado e seus filhos já estão crescidos. Este é o momento em que eles podem realmente darem-se ao "luxo" de exercerem atividades que lhes tragam prazer e satisfação, sem a cobrança de um desempenho e sem a responsabilidade de educar.

Por que é importante atividade física para o idoso?
Porque tem aumentado progressivamente a proporção da população de idosos. Também porque, em geral, os idosos são mais sedentários do que os mais jovens, sofrendo mais de problemas clínicos que provocam deficiências funcionais, maior dependência e mais utilização dos serviços de saúde.

Com que idade os indivíduos começam a apresentar incapacidades que podem afetar suas atividades?
Nos dois sexos as incapacidades geralmente se manifestam aos 60 anos e aproximadamente 1/3 dos indivíduos acima dos 65 anos apresenta alguma deficiência ao fazer atividades, tais como a caminhada.

Quais são as vantagens do exercício feito de maneira regular no idoso?
- melhora no débito cardíaco;
- queda da freqüência cardíaca de repouso;
- redução do colesterol ruim (LDL)-e controle da pressão sangüínea;
- melhora da capacidade vital expiratória forçada (CVF);
- melhora da densidade óssea;
- melhora da força muscular, flexibilidade e coordenação.
E ainda, como resultado de exercícios regulares:
- melhora do humor e da auto-estima;
- redução da ansiedade e da depressão;
- aumento da sociabilidade;
- redução do tempo ocioso.

Que mudanças de hábitos temos que fazer para ter melhor qualidade de vida?
Temos que mudar hábitos sedentários, destinar 1 a 2 horas por dia para praticar exercícios, selecionar alimentos nutritivos, evitando frituras e gorduras que podem gerar algum tipo de doença.

Quando chegamos à terceira idade os cuidados aumentam. O que devemos fazer para continuarmos tendo uma boa saúde?
Devemos fazer caminhadas regularmente e fazer exercícios físicos moderados para evitar doenças e a síndrome da fragilidade, além de ter um acompanhamento médico regular.

Quais são os principais cuidados que devemos tomar?
Cuidados para não perder peso, pois com isso a pessoa se cansa mais. Deixando de se exercitar ela não produz energia e não vê a necessidade de se alimentar, o que gera um ciclo vicioso. Devido a isso, o idoso corre riscos de ficar fraco e pode sofrer quedas, ou seja, eles têm que tomar cuidado para que nenhum desses itens comece, por isso tem que consultar um médico e fazer exercícios que fortalecem os músculos e a massa muscular, que te dão força para fazer atividades, gerando um gasto de energia e a sensação de fome, fazendo com que eles se alimentem corretamente.

Quando chegamos à terceira idade, é necessário que a nossa alimentação mude?
No meu ponto de vista como professora, não adianta mudar a alimentação quando você é idoso, mas reduzir um pouco os alimentos desnecessários e consumir mais alimentos com cálcio, para o fortalecimento dos ossos. Para evitar a síndrome da fragilidade, por exemplo, nós que ainda não chegamos nessa fase da vida, devemos estar sempre com uma boa massa muscular, fazendo exercícios e se alimentando bem, por que quando formos idosos, já vai ser tarde demais.

P.S.: Aqui vai um lembrete para mostrar que nunca é tarde para começar a se exercitar
http://www.youtube.com/watch?v=Dnyl31M93zo

Nenhum comentário:

Postar um comentário