terça-feira, 16 de novembro de 2010

Idosos e as quedas domésticas

É de conhecimento de todos que os idosos ficam expostos a ameaças maiores do que as pessoas mais jovens, mas nesse post eu não vou entrar nessa questão, na verdade vou falar de algo que pode acabar atingindo pessoas de todas as idades, mas, inevitavelmente, é mais prejudicial aos idosos: as quedas em ambientes domésticos.
Primeiro, vamos aos fatos:
Quedas em idosos por faixa etária
*32% dos pacientes entre 65 e 74 anos
*35% dos pacientes entre 75 e 84 anos
*51% dos pacientes acima de 85 anos
*30% dos idosos no Brasil caem ao menos uma vez no ano

Além disso, 5% das quedas geram fraturas, 10% das quedas necessitam de cuidados médicos especiais, dois terços da população idosa que sofre uma queda voltará a sofre-la nos próximos 6 meses e quando hospitalizados, os pacientes que sofreram quedas levam o dobro do tempo para se recuperar em comparação aos que são admitidos por outra razão.

Esses são números altos para acidentes que podem ser evitados, mas as implicações podem ser piores do que a queda em si. Quando sofre uma queda, o idoso, além de se machucar, passa a se sentir inseguro em alguns casos, e quando não é ele quem se sente inseguro é a família, que logo toma medidas para evitar que o acidente se repita, medidas essas que fazem o idoso se sentir incapacitado. Caso seja hospitalizado as dificuldades são maiores, pois a família tem de se preocupar com o seu bem-estar dentro da instituição e da sua recuperação longe dela, além do fato que um idoso hospitalizado por queda acaba ocupando um leito por um longo período, diminuindo a eficácia dos atendimentos do hospital ou pronto-socorro.

As quedas podem ser causadas por diversos fatores, dentre eles:
*diminuição da capacidade visual, causada por doenças ou por desgaste natural
*lentidão nos reflexos
*fraqueza muscular, devida a falta de exercícios
*instabilidade postural e desequilíbrio
*desmaios (podem ser causados pela hipotensão postural, que é uma dificuldade de manter a pressão sanguínea ao se levantar)
*doenças ortopédicas como a osteoartrose e a osteoporose
uso de medicamentos para dormir ou mistura de muitos medicamentos, que pode gerar sonolência
*fatores ambientais, como pisos escorregadios, má iluminação, etc.

É importante manter-se atento a esses fatores e as quedas, pois trazem males tão ruins quanto doenças, a diferença é que podem prevenidas. Tomar cuidado com quedas e tombos é meio caminho andado para uma vida plena e saudável.

Nesse link eu coloquei algumas dicas de como evitar as quedas. Até mais =]

Nenhum comentário:

Postar um comentário